Muitos wiccanos gardnerianos incorporam elementos celtas em sua prática. Outros wiccanos que não se identificam com uma tradição específica também podem escolher esse caminho. O fundador da Wicca incluiu muitas influências celtas em seus rituais originais e sistema de crenças, e muitos que acreditam nos caminhos tradicionais estabelecidos por Gardner optaram por preservar essas influências.

O movimento de Reconstrução Céltica, associado ao Neo-Druidismo, é uma tentativa de recriar práticas antigas celtas com o máximo de precisão histórica e espiritual possível. As tradições celtas sobreviveram através de folclore, canções e orações transmitidas através das gerações.
Ao contrário de outros wiccanos, os celtas acreditam nos Três Elementos: a Terra, o Mar e o Céu. O Fogo é visto como uma força de inspiração que une os três reinos, e não como um elemento em si.
Os wiccanos celtas estão focados em interagir com o Outro Mundo, e usam adivinhação e oferendas para se conectar com os espíritos ancestrais da terra. As oferendas incluem alimentos, bebidas (geralmente álcool) e arte. A maioria dos wiccanos celtas mantém altares para honrar seus espíritos e deidades patronos, e nesta tradição é mais comum colocar o altar do lado de fora. Idealmente, o altar estaria próximo de um poço ou riacho, ou de alguma água natural.
Algumas deidades celtas importantes incluem:
1. Brighid, a Deusa do Lume Irlandês. Reverenciada como a Deusa do lar e da casa, Brighid é também uma Deusa da profecia e adivinhação. Brighid é a Deusa Tripla na tradição wiccana moderna.

2. Cailleach, Rainha do Inverno. Às vezes conhecida como a velha, Cailleach é a portadora de tempestades. Conhecida como a Mãe Sombria do inverno, Cailleach também é conhecida por participar da criação.

3. Cernunnos, Deus Selvagem da Floresta. Representante do Deus Cornudo na Wicca moderna, Cernunnos é o deus da masculinidade e fertilidade.

4. Cerridwen, A Guardiã do Caldeirão. Uma Deusa galesa, Cerridwen prepara o caldeirão do submundo que é a fonte de ideias e inspiração.
5. O Dagda, O Deus Pai Irlandês. A lenda conta que o Dagda fez com que ele mesmo perdesse seus próprios poderes. Ele é o pai dos outros Deuses e Deusas do panteão celta.
6. Herne, Deus da Caçada Selvagem. Um antigo Deus inglês, Herne é considerado o Deus do povo comum, além de ser o Deus da vegetação e da caça. Herne é celebrado no outono, quando os cervos entram em cio.
7. Lugh, Mestre das Habilidades. Honrado durante o festival da colheita de Lammas, Lugh é o Deus da artesanato, ferraria e artesãos.
8. Rhiannon, a Deusa Galesa dos Cavalos. Famosa por sua inteligência, Rhiannon é uma Deusa da riqueza e caridade.
9. Taliesin, Chefe dos Bardos. Curiosamente, Taliesin é uma pessoa documentada que foi elevada ao status de um Deus celta menor. Ele é o padrinho dos poetas e músicos.
Comentários